Joe Biden oficializado presidente dos EUA…

O Colégio Eleitoral dos Estados Unidos confirmou agora há pouco (14/12) a vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais do país. A posse do democrata já está prevista para ocorrer em 20 de janeiro.

Biden superou os 270 votos, ultrapassando a metade do total de 538 delegados, pouco antes das 19h30 desta segunda, quando os 55 delegados da Califórnia votaram de forma unânime a seu favor.

Pelo resultado parcial, Biden obteve 302 votos no Colégio Eleitoral e Trump 232. Em número de votos, ao todo, foram 81,3 milhões para o democrata e 74,3 milhões para o republicano.

A decisão de hoje é mais uma derrota na tentativa do atual presidente Donald Trump de cancelar o resultado das urnas. Ele acusou, sem provas, que as eleições do país haviam sido uma fraude e chegou a contestar o resultado em alguns estados onde foi derrotado pelo adversário.

Rito constitucional

De acordo com o rito constitucional, os delegados se reúnem para depositar nas urnas seus votos para presidente. Depois, as cédulas seguem para Washington, onde serão somadas apenas em 6 de janeiro.

Na data, durante uma sessão do Congresso norte americano, o presidente do Senado e vice-presidente, Mike Pence, deve proclamar oficialmente o nome do novo presidente americano e da vice-presidente, Kamala Harris.

Brasil

A confirmação do êxito de Biden pelos delegados tende a repercutir no Brasil.

Aliado de Trump e descolado de outras lideranças mundiais, o presidente Jair Bolsonaro ainda não cumprimentou o democrata e, a interlocutores, disse que só viria a fazê-lo após a votação no Colégio Eleitoral… Com informações da Agência Estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *